Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás Lança Operação Cerrado Vivo 2017

A combinação de baixa umidade do ar, ventos fortes e calor faz com que os meses de julho, agosto e setembro sejam o período de maior incidência de incêndios em vegetação em Goiás. Para prevenir e combater esse tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança oficialmente a Operação Cerrado Vivo 2017. A solenidade de lançamento e a coletiva de imprensa sobre as ações desenvolvidas e planejadas serão realizadas na sexta-feira, 18, às 9h30, no 1º Batalhão Bombeiro Militar, que fica na Rua 66, nº 253, Setor Central (próximo ao Mutirama).

bombeiros.go.gov.br
Apesar do marco oficial, o trabalho da Operação Cerrado Vivo, comandada pelo Tenente Coronel Ami de Souza Conceição, começou em maio com foco na prevenção de incêndios em vegetação. Foram realizada ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques. Também foram distribuídas cartilhas educativas e realizadas oficinas de confecção de abafadores em todo o Estado, em especial em áreas rurais. Nesta fase, serão intensificadas as ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Além da destruição da vegetação, as queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas. Por isso é tão importante o trabalho preventivo e de conscientização da população. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages